CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
O QUE É A CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES foi instituída por meio da Portaria nº 01, de 11 de junho de 2014, em consonância com o Art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
A atuação da CPA é autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, em conformidade com o determinado no inciso II, do art. 11, da Lei nº 10.861/2004.
Constituem objetivos da CPA:
a) Coordenar os processos de avaliação internos da instituição;
b) Elaborar, implementar e acompanhar o Projeto de Avaliação Interna da IES;
c) Sensibilizar a comunidade interna da IES para participar ativamente das ações avaliativas;
d) Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP/MEC;
e) Promover as ações institucionais necessárias ao cumprimento dos objetivos do SINAES;
f) Conduzir de forma ética os processos de avaliação interna;
g) Estimular a cultura da auto avaliação no meio institucional;
h) Disponibilizar as informações para comunidade externa;
A dinâmica de funcionamento da CPA poderá demandar a criação de grupos de trabalho com a participação do corpo dirigente, coordenadores de cursos, chefias de outros órgãos administrativos, representantes dos estudantes e representantes da comunidade externa, quando do levantamento dos dados pertinentes, incluindo a aplicação de formulários, entrevistas e outros métodos.
Serão promovidos seminários internos e reuniões para a divulgação da metodologia e dos instrumentos utilizados para o levantamento de dados qualitativos e quantitativos da avaliação interna institucional.
Compete à CPA:
- Organizar os procedimentos e instrumentos a serem usados na avaliação interna da IES, incluindo a formação de grupos de trabalho;
- Coordenar e participar da elaboração e aplicação dos instrumentos de coleta de dados e informações sobre a realidade institucional;
- Garantir o rigor na coleta de dados e informações, bem como em todas as atividades pertinentes à avaliação interna;
- Articular a participação de toda a comunidade interna e externa no processo avaliativo;
- Promover seminários e debates de sensibilização da comunidade universitária para que participem ativamente do processo de avaliação interna;
- Coordenar a análise dos dados e informações coletados, produzindo relatórios destinados a subsidiar o planejamento estratégico das IES;
- Promover a ampla disseminação dos resultados da avaliação interna institucional mediante a divulgação de relatórios, informativos e boletins;
- Empenhar-se para que a auto avaliação seja ponto de partida para a reflexão e proposições de melhorias institucionais;
- Elaborar os relatórios parciais e finais referentes a cada período avaliativo institucional.
- Articular com a gestão da IES os resultados das avaliações …
O trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como objetivo promover melhoras do ensino e da aprendizagem. Para tanto utiliza a avaliação como instrumento. Desta forma, procura contribuir com a gestão universitária, indicando caminhos e revendo processos.
A CPA tem contribuído para o processo de avaliação interna, procurando aperfeiçoar seus instrumentos de pesquisa e envolver mais a participação de todos os segmentos.
Visando a participação da comunidade acadêmica de forma representativa, são envolvidos os discentes e docentes em pesquisas realizadas ao longo do ano, procurando através da autoavaliação, avaliar questões relacionadas ao ensino, extensão, responsabilidade social, infraestrutura, corpo docente e gestão da IES. Desta forma, buscando analisar a coerência entre o que a Instituição faz e o que se propõe a fazer a partir de sua missão.
Todo segmento envolvido recebe um instrumento onde permite manifestar sua satisfação ou insatisfação e fazer suas devidas observações. Estas informações obtidas vão ser utilizadas pela IES para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; para orientar suas políticas acadêmica e de gestão e para desvelar a realidade dos cursos e da própria instituição. A auto avaliação institucional, realizada de forma permanente, avalia todos os indicadores estabelecidos pelo INEP.
Para que a atividade da CPA seja uma constante na tomada de decisão da IES, é indispensável que os dados levantados sejam de fácil visualização e compreensão. É por este motivo que a complexidade das atividades realizadas e das informações obtidas pela CPA estão consolidadas esquematicamente pelas dez dimensões preestabelecidas pelo SINAES.
Natália Maria da Silva (Coordenador(a) e Repres. do Corpo Docente)
Silvana Gomes Araújo (Representante da Direção)
Rosinete Maria de Brito Azêdo (Representante do Corpo Discente)
Kledja Carla de França e Silva (Rep. do Pessoal Técnico-Administrativo)
José Leandro Claudino (Rep. da Sociedade Civil Organizada)
Avaliação 2024.2
Atenção nas datas da CPA: Início 25/11/2024 – 30/11/2024