CPA

CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O QUE É A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES foi instituída por meio da Portaria nº 01, de 11 de junho de 2014, em consonância com o Art. 11, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A atuação da CPA é autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, em conformidade com o determinado no inciso II, do art. 11, da Lei nº 10.861/2004.

Constituem objetivos da CPA:

a) Coordenar os processos de avaliação internos da instituição;

b) Elaborar, implementar e acompanhar o Projeto de Avaliação Interna da IES;

c) Sensibilizar a comunidade interna da IES para participar ativamente das ações avaliativas;

d) Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP/MEC;

e) Promover as ações institucionais necessárias ao cumprimento dos objetivos do SINAES;

f) Conduzir de forma ética os processos de avaliação interna;

g) Estimular a cultura da auto avaliação no meio institucional;

h) Disponibilizar as informações para comunidade externa;

A dinâmica de funcionamento da CPA poderá demandar a criação de grupos de trabalho com a participação do corpo dirigente, coordenadores de cursos, chefias de outros órgãos administrativos, representantes dos estudantes e representantes da comunidade externa, quando do levantamento dos dados pertinentes, incluindo a aplicação de formulários, entrevistas e outros métodos.

Serão promovidos seminários internos e reuniões para a divulgação da metodologia e dos instrumentos utilizados para o levantamento de dados qualitativos e quantitativos da avaliação interna institucional.

Compete à CPA:

  1. Organizar os procedimentos e instrumentos a serem usados na avaliação interna da IES, incluindo a formação de grupos de trabalho;
  2. Coordenar e participar da elaboração e aplicação dos instrumentos de coleta de dados e informações sobre a realidade institucional;
  3. Garantir o rigor na coleta de dados e informações, bem como em todas as atividades pertinentes à avaliação interna;
  4. Articular a participação de toda a comunidade interna e externa no processo avaliativo;
  5. Promover seminários e debates de sensibilização da comunidade universitária para que participem ativamente do processo de avaliação interna;
  6. Coordenar a análise dos dados e informações coletados, produzindo relatórios destinados a subsidiar o planejamento estratégico das IES;
  7. Promover a ampla disseminação dos resultados da avaliação interna institucional mediante a divulgação de relatórios, informativos e boletins;
  8. Empenhar-se para que a auto avaliação seja ponto de partida para a reflexão e proposições de melhorias institucionais;
  9. Elaborar os relatórios parciais e finais referentes a cada período avaliativo institucional.
  10. Articular com a gestão da IES os resultados das avaliações …

O trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como objetivo promover melhoras do ensino e da aprendizagem. Para tanto utiliza a avaliação como instrumento. Desta forma, procura contribuir com a gestão universitária, indicando caminhos e revendo processos.

A CPA tem contribuído para o processo de avaliação interna, procurando aperfeiçoar seus instrumentos de pesquisa e envolver mais a participação de todos os segmentos.

Visando a participação da comunidade acadêmica de forma representativa, são envolvidos os discentes e docentes em pesquisas realizadas ao longo do ano, procurando através da autoavaliação, avaliar questões relacionadas ao ensino, extensão, responsabilidade social, infraestrutura, corpo docente e gestão da IES. Desta forma, buscando analisar a coerência entre o que a Instituição faz e o que se propõe a fazer a partir de sua missão.

Todo segmento envolvido recebe um instrumento onde permite manifestar sua satisfação ou insatisfação e fazer suas devidas observações. Estas informações obtidas vão ser utilizadas pela IES para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; para orientar suas políticas acadêmica e de gestão e para desvelar a realidade dos cursos e da própria instituição. A auto avaliação institucional, realizada de forma permanente, avalia todos os indicadores estabelecidos pelo INEP.

Para que a atividade da CPA seja uma constante na tomada de decisão da IES, é indispensável que os dados levantados sejam de fácil visualização e compreensão. É por este motivo que a complexidade das atividades realizadas e das informações obtidas pela CPA estão consolidadas esquematicamente pelas dez dimensões preestabelecidas pelo SINAES.

Me. Girlyanderson Araújo da Silva (Coordenador e Repres. do Corpo Docente)
Silvana Gomes Araújo (Representante da Direção)
Rosinete Maria de Brito Azêdo (Representante do Corpo Discente)
Kledja Carla de França e Silva (Rep. do Pessoal Técnico-Administrativo)
José Leandro Claudino (Rep. da Sociedade Civil Organizada)

Avaliação 2022.1

Atenção nas datas da CPA: Início 01/06/2022 –  17/06/2022

Resultados de Avaliações Anteriores: