Educação Física
Mensalidade
Desconto de 40% para renovação de Matricula.SOBRE O CURSO
GRADUAÇÃO
CURSO
4 ANOS
DURAÇÃO
3.360h
CARGA H. TOTAL
08
semestre
HABILITAÇÃO
PORT. N°2.117 (06/12/2019)
*Curso Reconhecido pelo MEC.
Desde 06 de março de 1997 a Resolução CNS n°218, passou a considerar o profissional de Educação Física como uma profissão da saúde baseando- se na importância da ação interdisciplinar no âmbito da saúde. Portanto, devem dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos próprios de uma sociedade plural e democrática. Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano. Além de acompanhar as transformações acadêmico-cientificas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito de continua atualização e produção acadêmico-profissional.
Atualmente e conforme preconiza a Resolução CNE/CES 7/2004, a Educação Física é caracterizada com base em três dimensões que, por seus aspectos, configuram-se como interdependentes: 1 – a dimensão da prática de atividades físicas, sejam elas recreativas e esportivas; 2 – a dimensão do estudo e da formação acadêmico-profissional; e, 3 – a dimensão da intervenção acadêmico-profissional.
OBJETIVO
Formar profissionais de Educação Física competentes para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais. O objetivo principal do Curso de Educação Física consiste em oferecer condições para a formação de um Bacharel e/ou Licenciado diferenciado e habilitado a contribuir para a otimização do movimento corporal e qualidade de vida da sociedade, através do campo da saúde, da educação, da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Sendo essas práticas desenvolvidas com senso de consciência política e social em bases humanitárias, de modo a ser não apenas capacitado para o exercício profissional, mas também um cidadão apto a promover e entender a sociedade e suas transformações.
OBJETIVO ESPECÍFICO: BACHARELADO
Qualificar para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas; visando a aquisição e desenvolvimento dos seguintes conhecimentos, atitudes e habilidades profissionais:
a) dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
b) pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
c) intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
d) intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
e) intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
f) participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
g) diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
h) conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
i) acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional; e
j) utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.
- Ofertar formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional da Educação Física.
- Contemplar os seguintes eixos articuladores:
I – saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;
II – esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte; e
III – cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer.
Garantir nos currículos interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias, bem como conteúdos relacionados à formação na área de políticas públicas e gestão para o desenvolvimento das pessoas, das organizações, da economia e da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: LICENCIATURA
- Garantir a consolidação de normas para formação de profissionais do magistério para educação básica como fator indispensável para um projeto de educação nacional;
- Oportunizar o reconhecimento da abrangência, diversidade e complexidade da educação brasileira nos diferentes níveis, modalidades e contextos socioculturais em que estão inscritas as práticas escolares;
- Estimular a valorização de princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a gestão democrática do ensino público; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros.
- Possibilitar a mobilização efetiva de princípios que norteiam a formação inicial e continuada nacionais comuns, tais como:
- a) sólida formação teórica e interdisciplinar;
- b) unidade teoria-prática;
- c) trabalho coletivo e interdisciplinar;
- d) compromisso social e valorização do profissional da educação;
- e) gestão democrática; e
- f) avaliação e regulação dos cursos de formação.
- Promover ampliação do conceito de docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo;
- Promover a formação inicial e continuada de professoras e professores de Educação Física deverá qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
A Faculdade Santíssima Trindade – FAST está empenhada na formação dos seus egressos de forma integral, humanizada, buscando a consolidação de profissionais qualificados, cooperativos, com visão sistêmica, iniciativa, proativa, capacidade interdisciplinar, inteligência cognitiva e emocional para adaptação a cenários de riscos, oportunidades, e habilidades de liderança, de negociação, de trabalho em equipe e de inovação, mas também a formação de indivíduos motivados e integrados, com autonomia e autoestima, capacitados para a tomada de decisões e para a ação local, porém dotados de visão global; e de cidadãos éticos, abertos ao pluralismo cultural, à diversidade e ao diálogo, aptos a participar ativa, criativa e construtivamente da sociedade.
O profissional formado pela FAST deverá ser capaz de aplicar os conceitos da ciência, da tecnologia, das áreas de conhecimentos em suas práticas profissionais, ter sólida postura ética, valorizar a honestidade, o compromisso social e a responsabilidade profissional. Deve estar apto a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas dos sistemas produtivos e o seu gerenciamento, estando preparados para a tomada de decisões e para o gerenciamento qualitativo e quantitativo adequado, assimilando informações com flexibilidade intelectual e adaptabilidade diante dos vários desafios dos seus campos de atuações.
De maneira geral, pode-se retratar essa formação integral pretendida para os alunos em três eixos: Individual, Cidadão e Profissional:
- Individual – construção da identidade, autoestima, visão local e global de presente e do futuro;
- Cidadão – inclusão social e cultural, participação ativa e criativa e construtiva da sociedade; perspectiva humana, solidária, capacidade crítica e de intervenções nos diferentes contextos sociais;
- Profissional – qualificação, competências e habilidades profissionais, capacidade de aprender a aprender, trabalho em equipe e formação permanente.
O curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Faculdade Santíssima Trindade fundamenta-se em assegurar uma formação acadêmico-profissional de cunho generalista, humanista, crítico e reflexivo. Seguindo a RE 06/2018, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso, o Bacharel e o licenciado em Educação Física da FAST, atuando nos campos da saúde, da educação básica, da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer, deve ser o promotor de uma aprendizagem voltada à prática da cultura corporal do movimento, e suas ações interventivas devem priorizar a ética e o respeito às peculiaridades culturais e sociais.
Além disso o bacharel em educação física deve ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde/doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, mais precisamente na sua região de atuação, assim como o licenciado deve valorizar os princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, da cultura, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da gestão democrática do ensino público.
Tomando por escopo o exercício político social, essa dimensão contempla os aspectos de cunho ético-moral, técnico-profissional e científico do graduado em que o profissional de Educação Física terá como atribuições essenciais diagnosticar os interesses e as necessidades da população, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar a eficiência, a eficácia e os efeitos de programas de exercícios e de atividades físicas, recreativas e esportivas, assim como participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, da educação básica, da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura e do trabalho.
Assim, o currículo do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da FAST, apresenta uma proposta multi e interdisciplinar, prezando por uma formação na área humanística, com espírito científico, consciente da ética profissional.
MATRIZ CURRICULAR
A estrutura curricular do Curso de Educação Fisica da FAST atende as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso (Resolução CNE/CES n° 06, de 18 de dezembro de 2018) contemplando os seguintes eixos norteadores: setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores. A distribuição das disciplinas e cargas horárias contemplam a Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial e a Resolução nº 7 , de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
O curso tem carga horária referencial de 3.200 (três mil e duzentas) horas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas. Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades, sensibilidade e atitudes requerida do egresso para o futuro exercício profissional, a formação do graduado em Educação Física tem ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobrasse em duas etapas: Etapa comum que destina-se a ao núcleo de estudos da formação geral, identificador da área de Educação Física, desenvolvido em 1.600 (mil e seiscentas) horas referenciais, comum a ambas as formações; Etapa Específica que destina-se a formação específica desenvolvida em 1.600 (mil e seiscentas) horas referenciais, na qual os graduandos tem acesso a conhecimentos específicos das opções em bacharelado ou licenciatura.
GRADE CURRICULAR
Antropologia – 40hrs
Metodologia Científica – 60hrs
Fund. Históricos e Filosóficos da EDF – 60hrs
Ética e Legislação Profissional na EDF – 40hrs
Citologia e Histologia – 60hrs
Anatomia I – 80hrs
Fund. Teórico-Metodológicos da Ginástica – 60hrs
Fund. da Psicologia da EDF – 40hrs
Aspectos Socioantropológicos da EDF – 60hrs
Fund. Teórico-Metodológicos do jogo – 80hrs
Crescimento e Desenvolvimento Humano – 60hrs
Fisiologia Humana – 80hrs
Anatomia II – 80hrs
Fund. do Treinamento Desportivo – 40hrs
Língua Brasileira de Sinais – 40hrs
Educação Física Adaptada – 40hrs
Aprendizagem Motora – 80hrs
Fisiologia do Exercício – 80hrs
Biomecânica – 60hrs
Noções de Primeiros Socorros em EDF – 60hrs
Políticas Públicas em EDF: Saúde, Esporte e Lazer – 60hrs
Administração e Markenting Desportivo – 40hrs
Fund. Teóricos Metodológicos das Modalidades Esportivas Aquáticas – 60hrs
Projeto de Extensão de Saúde Ambiental – 60hrs
Dança – 60hrs
Medidas e Avaliação em EDF e Esporte – 60hrs
Produção de Artigo Científico em Atividade Física e Esporte – 60hrs
Epidemiologia – 40hrs
Futebol e Futsal – 80hrs
Lutas – 60hrs
Atividade Física a Promoção da Saúde – 60hrs
Treinamento de Força – 60hrs
Atividade Física na Academia de Ginástica – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Núcleo Saúde – 40hrs
Estágio Supervisionado I – Núcleo Saúde – 160hrs (Serviços Público)
Fund. da Educação Física Escolar – 40hrs
Filosofia da Educação – 40hrs
Ensino da EDF na Educação Básica I – 60hrs
Fund. dos Esportes Individuais – 80hrs
Didática e Metodologia do Ensino da EDF – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Organização, Cultura e Lazer – 40hrs
Estágio Supervisionado I – Organização, Cultura e Lazer – 160hrs (Ensino Público)
Atividade Física na 3° Idade – 60hrs
Voleibol – 40hrs
Basquetebol – 40hrs
Handebol – 40hrs
Recreação, Lazer e Práticas de Aventura – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Núcleo Esportes – 160hrs
Estágio Supervisionado II – Núcleo Esportes – 40hrs
Eletiva I
Planejamento Curricular em EDF – 40hrs
Ensino da EDF na Educação Básica II – 60hrs
Fundamentos da Psicomotricidade – 40hrs
Fundamentos dos Esportes Coletivos – 80hrs
Estágio Supervisionado II – Educação Básica I – 40hrs
Estágio Supervisionado II – Educação Básica I – 160hrs (Ensino Público)
Atletismo – 40hrs
TCC I – 60hrs
Estágio Supervisionado III – Núcleo Lazer – 40hrs
Eletiva II
Estágio Supervisionado III – Núcleo Lazer – 160hrs (Serviços Público)
Fundamentos Psicopedagógicos – 40hrs
Eletiva II
Ensino da EDF na Educação Básica III – 60hrs
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I – 60hrs
Estágio Supervisionado III – Educação Básica II – 40hrs
Estágio Supervisionado III – Educação Básica II (Ensino Público) – 160hrs
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 60hrs
Estágio Supervisionado IV – Temático – 160hrs
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II – 60hrs
Estágio Supervisionado IV – Educação Básica III – 40hrs
Estágio Supervisionado IV – Educação Básica III (Ensino Público)- 160hrs
Atividade Física e Saúde Mental – 40hrs
Treinamento Personalizado – 60hrs
Estatística – 40hrs
Imunologia Clínica – 60hrs
Atividade Física para Grupos Especiais – 60hrs
Atividade Física numa Abordagem Transpessoal – 60hrs
Aspectos Bioquímicos e Nutricionais Aplicados à EDF – 40hrs
Leitura e Produção de Texto – 40hrs
Leitura e Produção de Texto – 60hrs
Educação Física e Inclusão Social – 40hrs
Educação Física e Saúde na Escola – 40hrs
Recreação, Lazer e Prática de Aventura – 60hrs