EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHEÇA OS

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais de Educação Física competentes para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais. O objetivo principal do Curso de Educação Física consiste em oferecer condições para a formação de um Bacharel e/ou Licenciado diferenciado e habilitado a contribuir para a otimização do movimento corporal e qualidade de vida da sociedade, através do campo da saúde, da educação, da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Sendo essas práticas desenvolvidas com senso de consciência política e social em bases humanitárias, de modo a ser não apenas capacitado para o exercício profissional, mas também um cidadão apto a promover e entender a sociedade e suas transformações.

Objetivos Específicos - Bacharelado:
Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;
Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.
Objetivos Específicos - Licenciatura:
Garantir a consolidação de normas para formação de profissionais do magistério para educação básica como fator indispensável para um projeto de educação nacional;
Oportunizar o reconhecimento da abrangência, diversidade e complexidade da educação brasileira nos diferentes níveis, modalidades e contextos socioculturais em que estão inscritas as práticas escolares;
Estimular a valorização de princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a gestão democrática do ensino público; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros.
Promover ampliação do conceito de docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo;
Promover a formação inicial e continuada de professoras e professores de Educação Física deverá qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
Possibilitar a mobilização efetiva de princípios que norteiam a formação inicial e continuada nacionais comuns, tais como: Sólida formação teórica e interdisciplinar; Unidade teoria-prática; Trabalho coletivo e interdisciplinar; Compromisso social e valorização do profissional da educação; Gestão democrática e Avaliação e regulação dos cursos de formação.

RELAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO COM

ALUNOS EGRESSOS

A Faculdade Santíssima Trindade – FAST está empenhada na formação dos seus egressos de forma integral, humanizada, buscando a consolidação de profissionais qualificados, cooperativos, com visão sistêmica, iniciativa, proativa, capacidade interdisciplinar, inteligência cognitiva e emocional para adaptação a cenários de riscos, oportunidades, e habilidades de liderança, de negociação, de trabalho em equipe e de inovação, mas também a formação de indivíduos motivados e integrados, com autonomia e autoestima, capacitados para a tomada de decisões e para a ação local, porém dotados de visão global; e de cidadãos éticos, abertos ao pluralismo cultural, à diversidade e ao diálogo, aptos a participar ativa, criativa e construtivamente da sociedade.

O profissional formado pela FAST deverá ser capaz de aplicar os conceitos da ciência, da tecnologia, das áreas de conhecimentos em suas práticas profissionais, ter sólida postura ética, valorizar a honestidade, o compromisso social e a responsabilidade profissional. Deve estar apto a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas dos sistemas produtivos e o seu gerenciamento, estando preparados para a tomada de decisões e para o gerenciamento qualitativo e quantitativo adequado, assimilando informações com flexibilidade intelectual e adaptabilidade diante dos vários desafios dos seus campos de atuações.

O curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Faculdade Santíssima Trindade fundamenta-se em assegurar uma formação acadêmico-profissional de cunho generalista, humanista, crítico e reflexivo. Seguindo a RE 06/2018, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso, o Bacharel e o licenciado em Educação Física da FAST, atuando nos campos da saúde, da educação básica, da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer, deve ser o promotor de uma aprendizagem voltada à prática da cultura corporal do movimento, e suas ações interventivas devem priorizar a ética e o respeito às peculiaridades culturais e sociais.

Tomando por escopo o exercício político social, essa dimensão contempla os aspectos de cunho ético-moral, técnico-profissional e científico do graduado em que o profissional de Educação Física terá como atribuições essenciais diagnosticar os interesses e as necessidades da população, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar a eficiência, a eficácia e os efeitos de programas de exercícios e de atividades físicas, recreativas e esportivas, assim como participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, da educação básica, da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura e do trabalho.

Assim, o currículo do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da FAST, apresenta uma proposta multi e interdisciplinar, prezando por uma formação na área humanística, com espírito científico, consciente da ética profissional.

Entenda o curso

O curso de Educação Física da Faculdade Santíssima Trindade prepara profissionais capacitados para atuar na promoção da saúde, na prática esportiva e no desenvolvimento da qualidade de vida em diferentes contextos. A graduação oferece uma formação completa, que une conhecimentos teóricos a experiências práticas em laboratórios, academias e espaços esportivos, permitindo ao aluno vivenciar de forma ampla as diversas áreas de atuação da profissão.

Com um corpo docente especializado e uma estrutura voltada para o aprendizado dinâmico, o curso incentiva a pesquisa, a extensão e o compromisso ético com a sociedade. Dessa forma, o egresso estará apto a atuar na educação básica, em projetos sociais, clubes, academias e em programas de saúde, contribuindo para o bem-estar físico e mental da população.

ESTRUTURA

Danyelle de Cássia Ribeiro de Oliveira
Coordenadora do curso

Graduada em licenciatura Plena em Educação Física - Escola Superior de Educação Física (ESEF/UPE - 2004); Especialista em Exercício Físico voltado a Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ - 2006); Especialista em Atividade Física e Saúde Pública - Escola Superior de Educação Física (ESEF/UPE - 2010); Especialista em Saúde da família na modalidade de Residência Multiprofissional – Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE - 2011); Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB (2016); Atualmente assume o cargo de tutoria na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental pela FCM-UPE; Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Ações Estratégicas para Profissionais dos Programas Academia das Cidades e da Saúde de Pernambuco pela EESPE. Atua como coordenadora técnico-pedagógica do programa Academia da Cidade da Secretaria de Saúde do Recife-PE; É professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Santíssima Trindade – FAST.

GRADE CURRICULAR

Metodologia Científica – 60hrs
Fund. Históricos e Filosóficos da EDF – 60hrs
Ética e Legislação Profissional na EDF – 40hrs
Citologia e Histologia – 60hrs
Anatomia I – 80hrs
Fund. Teórico-Metodológicos da Ginástica – 60hrs

Fund. da Psicologia da EDF – 40hrs
Aspectos Socioantropológicos da EDF – 60hrs
Fund. Teórico-Metodológicos do jogo – 80hrs
Crescimento e Desenvolvimento Humano – 60hrs
Fisiologia Humana – 80hrs
Anatomia II – 80hrs

Fund. do Treinamento Desportivo – 40hrs
Língua Brasileira de Sinais – 40hrs
Educação Física Adaptada – 40hrs
Aprendizagem Motora – 80hrs
Fisiologia do Exercício – 80hrs
Biomecânica – 60hrs
Noções de Primeiros Socorros em EDF – 60hrs

Políticas Públicas em EDF: Saúde, Esporte e Lazer – 60hrs
Administração e Markenting Desportivo – 40hrs
Fund. Teóricos Metodológicos das Modalidades Esportivas Aquáticas – 60hrs
Projeto de Extensão de Saúde Ambiental – 60hrs
Dança – 60hrs
Medidas e Avaliação em EDF e Esporte – 60hrs
Produção de Artigo Científico em Atividade Física e Esporte – 60hrs

Epidemiologia – 40hrs
Futebol e Futsal – 80hrs
Lutas – 60hrs
Atividade Física a Promoção da Saúde – 60hrs
Treinamento de Força – 60hrs
Atividade Física na Academia de Ginástica – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Núcleo Saúde – 40hrs
Estágio Supervisionado I – Núcleo Saúde – 160hrs (Serviços Público)

Fund. da Educação Física Escolar – 40hrs
Filosofia da Educação – 40hrs
Ensino da EDF na Educação Básica I – 60hrs
Fund. dos Esportes Individuais – 80hrs
Didática e Metodologia do Ensino da EDF – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Organização, Cultura e Lazer – 40hrs
Estágio Supervisionado I – Organização, Cultura e Lazer – 160hrs (Ensino Público)

Atividade Física na 3° Idade – 60hrs
Voleibol – 40hrs
Basquetebol – 40hrs
Handebol – 40hrs
Recreação, Lazer e Práticas de Aventura – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Núcleo Esportes – 160hrs
Estágio Supervisionado II – Núcleo Esportes – 40hrs
Eletiva I

Planejamento Curricular em EDF – 40hrs
Ensino da EDF na Educação Básica II – 60hrs
Fundamentos da Psicomotricidade – 40hrs
Fundamentos dos Esportes Coletivos – 80hrs
Estágio Supervisionado II – Educação Básica I – 40hrs
Estágio Supervisionado II – Educação Básica I – 160hrs (Ensino Público)

Atletismo – 40hrs
TCC I – 60hrs
Estágio Supervisionado III – Núcleo Lazer – 40hrs
Eletiva II
Estágio Supervisionado III – Núcleo Lazer – 160hrs (Serviços Público)

Fundamentos Psicopedagógicos – 40hrs
Eletiva II
Ensino da EDF na Educação Básica III – 60hrs
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I – 60hrs
Estágio Supervisionado III – Educação Básica II – 40hrs
Estágio Supervisionado III – Educação Básica II (Ensino Público) – 160hrs

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 60hrs
Estágio Supervisionado IV – Temático – 160hrs

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II – 60hrs
Estágio Supervisionado IV – Educação Básica III – 40hrs
Estágio Supervisionado IV – Educação Básica III (Ensino Público)- 160hrs

Atividade Física e Saúde Mental – 40hrs
Treinamento Personalizado – 60hrs
Estatística – 40hrs
Imunologia Clínica – 60hrs
Atividade Física para Grupos Especiais – 60hrs
Atividade Física numa Abordagem Transpessoal – 60hrs
Aspectos Bioquímicos e Nutricionais Aplicados à EDF – 40hrs
Leitura e Produção de Texto – 40hrs

Leitura e Produção de Texto – 60hrs
Educação Física e Inclusão Social – 40hrs
Educação Física e Saúde na Escola – 40hrs
Recreação, Lazer e Prática de Aventura – 60hrs