PEDAGOGIA

CONHEÇA OS

OBJETIVOS DO CURSO

Vislumbra a formação do novo Pedagogo que é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino aprendizagem.

Objetivos Específicos:
Difundir os valores políticos e éticos, inspiradores da sociedade democrática;
Instrumentalizar futuro profissional, com conhecimentos específicos, para atuar na Educação Básica e em espaços que sejam necessários conhecimentos pedagógicos;
Aprofundar conhecimentos sobre a educação e a formação do discente no novo contexto educacional brasileiro;
Desenvolver atitudes investigativas que busquem realizar pesquisas na área a que se propõe atuar;
Possibilitar os vários conhecimentos interdisciplinares para a atuação do profissional de Pedagogia;
Munir o graduando de conhecimentos necessários para planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar situações educacionais e experiências educativas não escolares;
Entender a Educação de Jovens e Adultos como parte da Educação Básica e que precisa de um olhar apurador para melhor compreensão dessa modalidade;
Formar Pedagogos para atuarem nas diversas modalidades de ensino, que sejam capazes de resolver situações várias, que busquem, por meio de projetos viáveis, diminuir a: evasão, repetência, analfabetismo, discriminação, etc.
Favorecer por meio de metodologias ativas a reflexão crítica sobre os valores éticos em todo ser humano e, sobretudo, o pensar e o agir do profissional da educação;
Oportunizar ao discente o desenvolvimento de competências para produção e difusão do conhecimento científico educacional, em espaços escolares e não escolares;
Munir o futuro pedagogo de conhecimentos sobre legislações que regem a sua atividade profissional, fortalecendo-o para o exercício da profissão;
Gerenciar o próprio desenvolvimento profissional;
Agregar e compartilhar saberes no decorrer do curso;
Incentivar os graduandos a participar e atuar em projetos de extensão e pesquisa da FAST, bem como por meio de intercâmbio social da sua comunidade favorecendo, com senso crítico e cada vez mais conscientes de seu papel social, em mudanças sustentáveis para a sociedade;
Incentivar o educando para a busca do aprender continuamente na sua formação e na sua prática, demonstrando responsabilidade e compromisso com a sua formação e com a capacitação de futuros profissionais;

RELAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO COM

ALUNOS EGRESSOS

O Pedagogo da atualidade deve ser um profissional preparado para intervir nas diferentes situações apresentadas pela realidade educacional brasileira. Para isso, necessita de sólida formação teórica e preparo específico para a intervenção prática, tendo por pressuposto que a condição de professor constitui sua identidade básica, a qual se agrega a de profissional preparado para atuar na política e na administração educacionais, conforme propõe a LDB 9.394/96, artigo 64.

O currículo proposto pela FAST, oferece possibilidades de atuação do profissional formado pelo Curso de Pedagogia, na modalidade presencial, da FAST em quatro áreas de atuação, que abrirão um leque de possibilidades ao formando. São elas: Docência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Docência nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Gestão em Processos Educativos. Estas linhas dão conta de algumas das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo na sociedade brasileira contemporânea e, especialmente no contexto local.

Hoje, um novo cenário se apresenta aos profissionais fazendo com que as IES tenham em seus cursos uma formação mais diversificada e mais ampla agregando valores. Este é o propósito da FAST, oferecer o curso de Pedagogia que agregue valor à formação no novo pedagogo, pois o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, busca profissionais que atendam as várias áreas. Diante disso o curso de Pedagogia, modalidade presencial, da FAST prepara o futuro pedagogo para atuar em funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, dentre outras.

Por que Pedagogia ?

O curso de Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade tem como missão formar profissionais comprometidos com a educação, preparados para atuar na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e em diversas áreas de gestão educacional. A graduação proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas que permitem ao aluno compreender os desafios e as potencialidades do processo de ensino-aprendizagem.

Com um corpo docente qualificado e uma matriz curricular atualizada, o curso valoriza a formação crítica, ética e humanizada. Dessa forma, o pedagogo formado pela Faculdade Santíssima Trindade está apto a contribuir para a construção de uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral dos alunos e para o fortalecimento do papel social da escola.

ESTRUTURA

Cicília Gabriela Correia Tavares
Coordenadora do curso

Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Santíssima Trindade de Nazaré da Mata (PE). Docente para o curso de Psicologia. Doutoranda em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduada em Psicologia pela Universidade Nacional de Colômbia - Bogotá, 2009*. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - Recife, 2017. Especialista em Psicologia Infantil pela Faculdade Unyleya, 2018. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, 2013. Experiência docente nas áreas de Desenvolvimento Humano, Fundamentos de Psicologia e Psicologia Social. Atuação profissional nas áreas de Psicologia e Administração, com ênfase em Administração de Talento Humano e Psicologia do Trabalho. Interesse nas áreas de Neurodiversidade, Desenvolvimento Humano, Construtivismo Social, Psicologia Social, Pesquisa Qualitativa, Fundamentos de Psicologia, Saúde Mental, Aprendizagem Organizacional, Estudos Organizacionais, Pensamento Reflexivo e Dimensão Social do Tempo.

Glauber Kenner Duarte da Silva Vieira

Clique aqui e veja o currículo lattes do docente

GRADE CURRICULAR

Antropologia – 40hrs
Fundamentos Filosóficos – 40hrs
Metodologia Científica – 60hrs
História da Educação – 60hrs
Psicologia da Educação – 60hrs
Oficina de Escrita Acadêmica – 40hrs

Filosofia da Educação – 100hrs
Educação e Tecnologia – 60hrs
Teorias da Aprendizagem – 80hrs
Linguística, Alfabetização e Letramento – 60hrs
Legislação da Educação Brasileira – 80hrs

Sociologia da Educação – 60hrs
Educação Especial e Educação Inclusiva – 80hrs
Princípios Políticos da Educação Básica – 60hrs
Língua Brasileira de Sinais I – 40hrs
Ludicidade, Brinquedo e Brincadeiras – 80hrs
Currículo e Praxis Educativa – 60hrs

Didática – 60hrs
Psicomotricidade e Educação – 40hrs
Leitura, Literatura e Mediação – 100hrs
Língua Brasileira de Sinais II – 40hrs
Metodologia do Ensino da Matemática – 80hrs
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – 80hrs

Metodologia do Ensino de Geografia – 80hrs
Metodologia do Ensino de História – 80hrs
Metodologia do Ensino de Ciências – 100hrs
Planejamento Educacional – 60hrs
Avaliação da Aprendizagem – 60hrs

Estudos Éticos, Raciais e Culturais – 60hrs
Direitos Humanos – 60hrs
Fundamentos da Pisicopedagogia – 40hrs
Educação de Jovens e Adultos – 100hrs
Organização e Prática da Docência ne Educação – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Educação Infantil – 100hrs

Educação Ambiental – 100hrs
Educação não Escolar – 60hrs
Educação e Sexualidade Humana – 40hrs
Metodologia II – TCC I – 60hrs
Organização e Prática da Docência na Docência do E. Fundamental – 60hrs
Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental – 100hrs

Estatística Aplicada à Educação – 60hrs
Ética e Educação – 40hrs
Fundamentos de Gestão Educacional – 60hrs
Educação Popular – 100hrs
Estágio Supervisionado III – Ens. Fundamental – 100hrs
TCC – 100hrs

Primeiros Socorros – 40hrs