Odontologia

Odontologia

Mensalidade

Desconto de 40% para renovação de Matricula.
R$ 2.332
00
Presencial
  •  

SOBRE O CURSO

GRADUAÇÃO

CURSO

5 ANOS

DURAÇÃO

4.800h

CARGA H. TOTAL

10

semestre

HABILITAÇÃO

PORT. N°745 (01/07/2022)

*Curso Autorizado pelo MEC.

A Odontologia caracteriza-se como a área do conhecimento que busca examinar, identificar e tratar clínica e/ou cirurgicamente afecções dos dentes e tecidos de suporte, buscando restabelecer forma e função do sistema. Ainda, como ciência ampla, traz em seu compromisso a análise e interpretação de resultados de exames radiológicos e laboratoriais, o diagnóstico das necessidades populacionais, o vínculo com a comunidade e o papel de contribuir para a saúde integral da população.

O curso de Odontologia da Faculdade Santíssima Trindade traz em seu currículo, de forma transversal, a valorização do perfil epidemiológico local e regional, sem perder perspectivas da influência dos movimentos migratórios populacionais no desenvolvimento dos agravos em saúde bucal e geral e não deixando de contemplar ativamente as 23 especialidades odontológicas reconhecidas atualmente pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O currículo de Odontologia da FAST é coerente com demais cursos da instituição, com os planos nacional, estadual e municipal de saúde, com pressupostos, princípios e diretrizes comuns para a graduação na área da saúde (Resolução no 569, de 8 de dezembro de 2017) e com as diretrizes curriculares para graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES Nº. 3, de 21 de junho de 2021) está estruturado de modo a diversificar os cenários de aprendizagem e propor a inserção do estudante nos espaços do SUS, desde o primeiro período, contribuindo para um perfil de egresso capaz de inovar suas práticas e transformar a realidade de saúde local.

Dentre todas as graduações atualmente existentes na região, o curso de Graduação em Odontologia da FAST apresenta diferencial inovador, a partir:

  1. do modelo curricular integrado;
  2. da inserção do estudante no campo de prática desde o primeiro período, favorecidos pelos convênios da IES com treze prefeituras da região da Zona da Mata;
  3. do uso de recursos tecnológicos inovadores; e
  4. da metodologia ativa de ensino inserida nas atividades de ensino-aprendizagem.

Dessa forma, o curso proposto contribui para a formação de um profissional mais crítico e reflexivo, com habilidades de trabalhar e resolver os problemas encontrados no dia a dia da profissão, compatíveis com o perfil recomendado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso e ainda formando profissionais com auto regulação metacognitiva, tornando-os capazes de aprender a aprender.

OBJETIVO

O curso de odontologia da FAST tem como objetivo graduar o profissional cirurgião-dentista com competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/profissional autônomo, com compromisso político-ético-social, de modo a assegurar a integralidade da atenção à saúde, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, a família e a comunidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Desenvolver competências voltadas à construção do novo posicionamento profissional do cirurgião-dentista, compreendendo sua responsabilidade técnica, política, ética e social como profissional de saúde com a agenda de mudanças;
  • Valorizar o desenvolvimento científico, familiarizando-se com a agenda de problemas e diferentes metodologias envolvidas na geração, validação e difusão de novos conhecimentos;
  • Desenvolver a compreensão do processo saúde-doença no campo da Odontologia como meio e como fim, tendo como suporte profissional um âmbito abrangente, compreendendo a história natural e a história social dos processos inerentes a sua esfera de demandas;
  • Analisar de forma crítica as questões ligadas à saúde coletiva, sua natureza, desafios e papéis;
  • Compreender a importância da formação humanista no contexto da saúde, do trabalho multiprofissional e das novas perspectivas de um mundo em rápidas transformações;
  • Comprometer-se com aspectos éticos, bioéticos e legais da profissão de cirurgião-dentista;
  • Trabalhar permanentemente, de forma criativa e crítica, na busca de um processo de ensino/aprendizagem orientado para as exigências da sociedade, as perspectivas profissionais e as tendências do mercado de trabalho.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O curso de odontologia da FAST, em consonância com suas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES Nº. 3, de 21 de junho de 2021) tem como perfil de egresso um Cirurgião-Dentista com formação generalista, que expresse a formação ética, humanística, crítica e reflexiva, capacitado para atuar em harmonia com a equipe de saúde bucal e demais profissionais, intervindo no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e sua educação permanente.

A perspectiva construtivista, tendo o SUS como norteador, e a organização modular do currículo, favorecem a formação de profissionais generalistas, preocupados com a promoção e a prevenção e capacitados a estabelecer um permanente diálogo com a sociedade, seja através de suas organizações naturais (grupos, associações, agrupamentos religiosos, etc.) e/ou nos diversos espaços de atuação profissional, abrangendo as três áreas do conhecimento, a saber: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas, visando dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício da função.

Para um acompanhamento integral do estudante da FAST, foi instituída a política de atendimento ao egresso, que o acompanha desde o seu ingresso e durante o seu percurso, através das diversas oportunidades de ampliação da formação, como extensão, pesquisa, nivelamento, monitoria, considerando, também, o contexto educacional em que se dá a formação, e outros. Para o egresso, haverá uma equipe constituída por representantes discentes e docentes, que mantém um banco de dados atualizado, onde é possível mapear as reais necessidades encontradas por ele, buscando promover atividades, que na medida do possível, os atendam.

MERCADO DE TRABALHO

Apesar dos avanços nos últimos anos, os indicadores de saúde bucal publicados no último levantamento nacional refletem as disparidades socioeconômicas e distribuição dos serviços de saúde no país. Demais dados quantitativos nacionais, como o aumento da população na terceira idade, números do câncer bucal, cuidados bucais em pacientes oncológicos, dentre outros, poderiam ser citados para esclarecer o fato da Odontologia brasileira carece e está sofrendo uma transformação concomitante ao crescimento econômico do país e, portanto, os cursos de graduação devem formar profissionais preparados para esse processo e certos de que o mercado irá absorvê-los.

Contemplando em seu currículo as 23 atuais especialidades da Odontologia e por meio de um Projeto Pedagógico de Curso que contempla os Determinantes Sociais da Saúde na sua concepção, organização e operação do Currículo, reforçando uma educação libertadora, emancipatória e crítica, a Faculdade Santíssima Trindade propõe impactar a Odontologia formando cirurgiões-dentistas dentro da lógica de reestruturação da atenção no SUS, capaz de protagonizar novas aberturas para a sociedade e para a profissão, ou seja, favorecendo a construção de práticas de saúde que efetivamente considerem as situações de saúde-doença e os determinantes sociais.

LABORATÓRIOS

O curso de Bacharelado em Odontologia da FAST conta com os laboratórios didáticos de formação básica, laboratórios didáticos de formação específica, laboratórios de ensino para a área da saúde e laboratórios de habilidades profissionais, todos estruturados com o que há de mais atual no mercado, arejados e bem iluminados, com acessibilidade e boa comodidade, boa acústica e dispondo de conforto ambiental adequado.

Ainda, a Faculdade dispõe de vários convênios com as redes pública e privada, como o Hospital Hermírio Coutinho em Nazaré da Mata/PE, diversas prefeituras (Nazaré da Mata, Carpina, Buenos Aires, Lagoa do Carro, Aliança e outras), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco em todos os setores da saúde (Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, Centro de Reabilitação Para Pessoas Portadoras de Deficiências (CERPPOD) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com atuação na área de odontologia. Além de CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas), Unidades Básicas de Saúdes (UBS) e clínicas de odontologia. Todos esses ambientes configuram-se como oportunidades ampliadas de formação avançada dos novos profissionais.

GRADE CURRICULAR

Fundamentos Psicossociais das Relações Humanas – 15hrs

Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano – 20hrs

Biologia Humana: Fundamentos Macro e Microscópicos Concepção e Ambiente – 50hrs

Concepção de Saúde e Doença e a Origem do Sistema Único de Saúde – 20hrs

Estágio Curricular Supervisionado: Prática em Atenção Primária I – 80hrs


Integração teórico-prática: Habilidades e Atitudes

Laboratório de Anatomia de Modelos I – 20hrs

Laboratório de Dissecção I – 20hrs

Laboratório de Imagem I – 20hrs

Laboratório de Semiologia e Procedimentos I – 10hrs

*Laboratório de Comunicação I – 20hrs

 

COORDENADOR DO CURSO

DOCENTES

Ana Karla

mestre

Camila Agra

doutora

Adriano Costa

doutor

Jéssyca Maria

Mestre

Jhony Herick

Mestre

Manuelly Pereira

Doutora

Maria de Fatima

doutora

Michelly Cauas

Doutora

Talita Giselly

Doutora

Renan Pires

mestre