Pedagogia

Pedagogia

Mensalidade

Desconto de 40% para renovação de Matricula.
R$ 316
94
Presencial
  •  
Nota 5 MEC

SOBRE O CURSO

LICENCIATURA

CURSO

4 ANOS

DURAÇÃO

2.840h

CARGA H. TOTAL

08

semestre

HABILITAÇÃO

PORT. N°499 (13/07/2018)

*Curso Reconhecido pelo MEC.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial, da Faculdade Santíssima Trindade tem a filosofia básica de que as atividades do Educador são desempenhadas em função do bem-estar do homem, comprometido com as necessidades e desejos de uma sociedade e de um mundo melhor. Vislumbra a formação do novo Pedagogo, podendo atuar em diversas esferas de ensino, sendo um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, dentre outras.

OBJETIVO

Vislumbra a formação do novo Pedagogo que é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICO

– Difundir os valores políticos e éticos, inspiradores da sociedade democrática;

– Instrumentalizar futuro profissional, com conhecimentos específicos, para atuar na Educação Básica e em espaços que sejam necessários conhecimentos pedagógicos;

– Aprofundar conhecimentos sobre a educação e a formação do discente no novo contexto educacional brasileiro;

– Desenvolver atitudes investigativas que busquem realizar pesquisas na área a que se propõe atuar;

– Possibilitar os vários conhecimentos interdisciplinares para a atuação do profissional de Pedagogia;

– Munir o graduando de conhecimentos necessários para planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar situações educacionais e experiências educativas não escolares;

– Entender a Educação de Jovens e Adultos como parte da Educação Básica e que precisa de um olhar apurador para melhor compreensão dessa modalidade;

– Formar Pedagogos para atuarem nas diversas modalidades de ensino, que sejam capazes de resolver situações várias, que busquem, por meio de projetos viáveis, diminuir a: evasão, repetência, analfabetismo, discriminação, etc.

– Favorecer por meio de metodologias ativas a reflexão crítica sobre os valores éticos em todo ser humano e, sobretudo, o pensar e o agir do profissional da educação;

– Oportunizar ao discente o desenvolvimento de competências para produção e difusão do conhecimento científico educacional, em espaços escolares e não escolares;

– Munir o futuro pedagogo de conhecimentos sobre legislações que regem a sua atividade profissional, fortalecendo-o para o exercício da profissão;

– Gerenciar o próprio desenvolvimento profissional;

– Agregar e compartilhar saberes no decorrer do curso;

– Incentivar os graduandos a participar e atuar em projetos de extensão e pesquisa da FAST, bem como por meio de intercâmbio social da sua comunidade favorecendo, com senso crítico e cada vez mais conscientes de seu papel social, em mudanças sustentáveis para a sociedade;

– Incentivar o educando para a busca do aprender continuamente na sua formação e na sua prática, demonstrando responsabilidade e compromisso com a sua formação e com a capacitação de futuros profissionais;

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Pedagogo da atualidade deve ser um profissional preparado para intervir nas diferentes situações apresentadas pela realidade educacional brasileira. Para isso, necessita de sólida formação teórica e preparo específico para a intervenção prática, tendo por pressuposto que a condição de professor constitui sua identidade básica, a qual se agrega a de profissional preparado para atuar na política e na administração educacionais, conforme propõe a LDB 9.394/96, artigo 64.

O currículo proposto pela FAST, oferece possibilidades de atuação do profissional formado pelo Curso de Pedagogia, na modalidade presencial, da FAST em quatro áreas de atuação, que abrirão um leque de possibilidades ao formando. São elas:

  • Docência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
  • Docência nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Gestão em Processos Educativos

Estas linhas dão conta de algumas das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo na sociedade brasileira contemporânea e, especialmente no contexto local.

MERCADO DE TRABALHO

Hoje, um novo cenário se apresenta aos profissionais fazendo com que as IES tenham em seus cursos uma formação mais diversificada e mais ampla agregando valores. Este é o propósito da FAST, oferecer o curso de Pedagogia que agregue valor à formação no novo pedagogo, pois o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, busca profissionais que atendam as várias áreas. Diante disso o curso de Pedagogia, modalidade presencial, da FAST prepara o futuro pedagogo para atuar em funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, dentre outras.

LABORATÓRIOS

O curso de Pedagogia da FAST desfruta de:

  • um laboratório didático, que é a BRINQUEDOTECA e
  • laboratório de informática para pesquisas, estudos, etc.

GRADE CURRICULAR

Antropologia – 40hrs

Fundamentos Filosóficos – 40hrs

Metodologia Científica – 60hrs

História da Educação – 60hrs

Psicologia da Educação – 60hrs

Oficina de Escrita Acadêmica – 40hrs

Filosofia da Educação – 100hrs

Educação e Tecnologia – 60hrs

Teorias da Aprendizagem – 80hrs

Linguística, Alfabetização e Letramento – 60hrs

Legislação da Educação Brasileira – 80hrs

Sociologia da Educação – 60hrs

Educação Especial e Educação Inclusiva – 80hrs

Princípios Políticos da Educação Básica – 60hrs

Língua Brasileira de Sinais I – 40hrs

Ludicidade, Brinquedo e Brincadeiras – 80hrs

Currículo e Praxis Educativa – 60hrs

Didática – 60hrs

Psicomotricidade e Educação – 40hrs

Leitura, Literatura e Mediação – 100hrs

Língua Brasileira de Sinais II – 40hrs

Metodologia do Ensino da Matemática – 80hrs

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – 80hrs

Metodologia do Ensino de Geografia – 80hrs

Metodologia do Ensino de História – 80hrs

Metodologia do Ensino de Ciências – 100hrs

Planejamento Educacional – 60hrs

Avaliação da Aprendizagem – 60hrs

Estudos Éticos, Raciais e Culturais – 60hrs

Direitos Humanos – 60hrs

Fundamentos da Pisicopedagogia – 40hrs

Educação de Jovens e Adultos – 100hrs

Organização e Prática da Docência ne Educação – 60hrs

Estágio Supervisionado I – Educação Infantil – 100hrs

Educação Ambiental – 100hrs

Educação não Escolar – 60hrs

Educação e Sexualidade Humana – 40hrs

Metodologia II – TCC I – 60hrs

Organização e Prática da Docência na Docência do E. Fundamental – 60hrs

Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental – 100hrs

Estatística Aplicada à Educação – 60hrs

Ética e Educação – 40hrs

Fundamentos de Gestão Educacional – 60hrs

Educação Popular – 100hrs

Estágio Supervisionado III – Ens. Fundamental – 100hrs

TCC – 100hrs

Primeiros Socorros – 40hrs

COORDENADOR DO CURSO

DOCENTES

André Fellipe

MESTRE

Cicília Gabriela

mestre

Fernanda Maria

MESTRE

Alex Antônio

MESTRE

Glauber Kenner

mestre

Jaiurte Gomes

MESTRE

Jeane Carneiro

Mestre

Maciel Manguinho

Especialista

Mayra Emídio

Mestre

Renan Pires

Mestre