Pedagogia
Mensalidade
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
CURSO
4 ANOS
DURAÇÃO
2.840h
CARGA H. TOTAL
08
semestre
HABILITAÇÃO
PORT. N°499 (13/07/2018)
*Curso Reconhecido pelo MEC.
O curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial, da Faculdade Santíssima Trindade tem a filosofia básica de que as atividades do Educador são desempenhadas em função do bem-estar do homem, comprometido com as necessidades e desejos de uma sociedade e de um mundo melhor. Vislumbra a formação do novo Pedagogo, podendo atuar em diversas esferas de ensino, sendo um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, dentre outras.
OBJETIVO
Vislumbra a formação do novo Pedagogo que é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino aprendizagem.
OBJETIVO ESPECÍFICO
– Difundir os valores políticos e éticos, inspiradores da sociedade democrática;
– Instrumentalizar futuro profissional, com conhecimentos específicos, para atuar na Educação Básica e em espaços que sejam necessários conhecimentos pedagógicos;
– Aprofundar conhecimentos sobre a educação e a formação do discente no novo contexto educacional brasileiro;
– Desenvolver atitudes investigativas que busquem realizar pesquisas na área a que se propõe atuar;
– Possibilitar os vários conhecimentos interdisciplinares para a atuação do profissional de Pedagogia;
– Munir o graduando de conhecimentos necessários para planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar situações educacionais e experiências educativas não escolares;
– Entender a Educação de Jovens e Adultos como parte da Educação Básica e que precisa de um olhar apurador para melhor compreensão dessa modalidade;
– Formar Pedagogos para atuarem nas diversas modalidades de ensino, que sejam capazes de resolver situações várias, que busquem, por meio de projetos viáveis, diminuir a: evasão, repetência, analfabetismo, discriminação, etc.
– Favorecer por meio de metodologias ativas a reflexão crítica sobre os valores éticos em todo ser humano e, sobretudo, o pensar e o agir do profissional da educação;
– Oportunizar ao discente o desenvolvimento de competências para produção e difusão do conhecimento científico educacional, em espaços escolares e não escolares;
– Munir o futuro pedagogo de conhecimentos sobre legislações que regem a sua atividade profissional, fortalecendo-o para o exercício da profissão;
– Gerenciar o próprio desenvolvimento profissional;
– Agregar e compartilhar saberes no decorrer do curso;
– Incentivar os graduandos a participar e atuar em projetos de extensão e pesquisa da FAST, bem como por meio de intercâmbio social da sua comunidade favorecendo, com senso crítico e cada vez mais conscientes de seu papel social, em mudanças sustentáveis para a sociedade;
– Incentivar o educando para a busca do aprender continuamente na sua formação e na sua prática, demonstrando responsabilidade e compromisso com a sua formação e com a capacitação de futuros profissionais;
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O Pedagogo da atualidade deve ser um profissional preparado para intervir nas diferentes situações apresentadas pela realidade educacional brasileira. Para isso, necessita de sólida formação teórica e preparo específico para a intervenção prática, tendo por pressuposto que a condição de professor constitui sua identidade básica, a qual se agrega a de profissional preparado para atuar na política e na administração educacionais, conforme propõe a LDB 9.394/96, artigo 64.
O currículo proposto pela FAST, oferece possibilidades de atuação do profissional formado pelo Curso de Pedagogia, na modalidade presencial, da FAST em quatro áreas de atuação, que abrirão um leque de possibilidades ao formando. São elas:
- Docência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- Docência nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio
- Educação de Jovens e Adultos
- Gestão em Processos Educativos
Estas linhas dão conta de algumas das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo na sociedade brasileira contemporânea e, especialmente no contexto local.
MERCADO DE TRABALHO
Hoje, um novo cenário se apresenta aos profissionais fazendo com que as IES tenham em seus cursos uma formação mais diversificada e mais ampla agregando valores. Este é o propósito da FAST, oferecer o curso de Pedagogia que agregue valor à formação no novo pedagogo, pois o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, busca profissionais que atendam as várias áreas. Diante disso o curso de Pedagogia, modalidade presencial, da FAST prepara o futuro pedagogo para atuar em funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, dentre outras.
LABORATÓRIOS
O curso de Pedagogia da FAST desfruta de:
- um laboratório didático, que é a BRINQUEDOTECA e
- laboratório de informática para pesquisas, estudos, etc.
GRADE CURRICULAR
Antropologia – 40hrs
Fundamentos Filosóficos – 40hrs
Metodologia Científica – 60hrs
História da Educação – 60hrs
Psicologia da Educação – 60hrs
Oficina de Escrita Acadêmica – 40hrs
Filosofia da Educação – 100hrs
Educação e Tecnologia – 60hrs
Teorias da Aprendizagem – 80hrs
Linguística, Alfabetização e Letramento – 60hrs
Legislação da Educação Brasileira – 80hrs
Sociologia da Educação – 60hrs
Educação Especial e Educação Inclusiva – 80hrs
Princípios Políticos da Educação Básica – 60hrs
Língua Brasileira de Sinais I – 40hrs
Ludicidade, Brinquedo e Brincadeiras – 80hrs
Currículo e Praxis Educativa – 60hrs
Didática – 60hrs
Psicomotricidade e Educação – 40hrs
Leitura, Literatura e Mediação – 100hrs
Língua Brasileira de Sinais II – 40hrs
Metodologia do Ensino da Matemática – 80hrs
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – 80hrs
Metodologia do Ensino de Geografia – 80hrs
Metodologia do Ensino de História – 80hrs
Metodologia do Ensino de Ciências – 100hrs
Planejamento Educacional – 60hrs
Avaliação da Aprendizagem – 60hrs
Estudos Éticos, Raciais e Culturais – 60hrs
Direitos Humanos – 60hrs
Fundamentos da Pisicopedagogia – 40hrs
Educação de Jovens e Adultos – 100hrs
Organização e Prática da Docência ne Educação – 60hrs
Estágio Supervisionado I – Educação Infantil – 100hrs
Educação Ambiental – 100hrs
Educação não Escolar – 60hrs
Educação e Sexualidade Humana – 40hrs
Metodologia II – TCC I – 60hrs
Organização e Prática da Docência na Docência do E. Fundamental – 60hrs
Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental – 100hrs
Estatística Aplicada à Educação – 60hrs
Ética e Educação – 40hrs
Fundamentos de Gestão Educacional – 60hrs
Educação Popular – 100hrs
Estágio Supervisionado III – Ens. Fundamental – 100hrs
TCC – 100hrs
Primeiros Socorros – 40hrs
COORDENADOR DO CURSO
